Dra. Franciane Coelho

DENTES DE LEITE: ELES SÃO IMPORTANTES?

Não há nada mais recompensador do que ver um lindo sorriso no rosto de uma criança. E para que isto seja proporcionado, é fundamental que pais e responsáveis saibam da importância dos dentes de leite, no desenvolvimento da criança. Por serem temporários, esta importância pode ser negligenciada, o que pode causar grandes prejuízos à saúde bucal. Por isso, é imprescindível que os cuidados com a dentição sejam iniciados o mais precocemente, ou seja, a partir do irrompimento do primeiro dente, o que ocorre entre os 6 e os 8 meses de idade.

Aos três anos de idade, a criança já terá todos os dentes de leite. Ao todo, as crianças possuem 20 dentes de leite – 10 na parte superior e 10 na parte inferior. Para cada dente de leite, há normalmente um dente permanente localizado próximo as suas raízes. Eles substituirão gradativamente os dentes decíduos, iniciando-se por volta dos 6 anos de idade.

Os dentes de leite são essenciais para o desenvolvimento das crianças e exigem tantos cuidados quanto os permanentes. Apesar de temporários eles são responsáveis por funções importantes na cavidade bucal.

 

As principais funções dos dentes de leite são:

– realizar o corte e a mastigação dos alimentos, etapa importante para facilitar a digestão;
– auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face;
– ajudar na pronúncia correta das palavras;
– contribuir para a melhor aparência da criança, permitindo um belo sorriso, o que poderá influenciar sua auto-estima;
– manter espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada na arcada dentária.

 

O descuido com os dentes de leite pode ocasionar diversos danos à saúde bucal das crianças, entre eles cárie, dor e, inclusive, a perda do dente, problema que futuramente pode resultar em má oclusão, perda de função, alteração na fala e questões estéticas.

Problemas com os dentes de leite podem ser evitados com alguns cuidados básicos. A orientação é que a escovação deve ser sempre supervisionada por um adulto e realizada logo após as refeições. Deve-se utilizar pasta dental com no mínimo 1000 ppm de Flúor desde a erupção do primeiro dente (esta informação pode ser verificada na embalagem do produto). Outra recomendação é evitar o consumo de açúcar por crianças até os dois anos, e consumo racional após esta idade.

 

Lembrando sempre que a saúde deve ser priorizada e a prevenção valorizada!

 

ODONTOLOGIA FRANCIANE COELHO
(41) 4101 1855

 

 

Referências:
Site: abodontopediatria.org.br > orientações aos pais > qual a importância dos dentes de leite

Share:

Deixe uma resposta

Color Skin

Nav Mode